O choro que traz felicidade

“Felizes os que choram, pois serão consolados”. (Mateus 5:4 – NVT)

Em uma busca incessante pela felicidade, ninguém deseja ter motivos para chorar, e sim razões para rir e se divertir. Talvez um dos sinais mais claros disso seja a grande variedade de opções de entretenimento que existem: filmes, seriados, jogos, esportes, viagens, etc. Parece que para alguém ser feliz é necessário ter um sorriso no rosto por meio daquilo que de melhor a vida possa proporcionar!

Jesus não disse que os felizes são aqueles que encontram motivos para sorrir. Pelo contrário, ele ensinou que os que choram é que verdadeiramente são felizes. Que tipo de felicidade é essa, que provoca choro? Alguns podem pensar no choro de alegria, mas se fosse assim não seria necessário consolo!

Na verdade, fica claro que é um choro decorrente de uma profunda tristeza. Que tristeza seria essa, indispensável para a verdadeira felicidade? É a tristeza segundo a vontade de Deus que conduz alguém ao genuíno arrependimento para a salvação (2Co 7:10). O que isso quer dizer?

Quando entendemos o que a Bíblia diz, certamente seremos entristecidos muitas vezes, ao percebermos que somos pecadores e pecamos frequentemente: deixamos de fazer o que deveríamos, ou fazemos aquilo que não deveríamos ter feito. Mas essa tristeza é motivo de alegria, não pelo sofrimento que produz, mas pelo que proporciona: arrependimento e mudança de atitude! Felizes são os que choram pelos seus pecados, pois esse é o caminho da salvação e do consolo que vem de Deus!

Rev. Timóteo Klein Cardoso

CategoryDevocional