O VERDADEIRO DISCÍPULO AMA: IMITANDO JESUS NA TAREFA DE AMAR

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13.35

O Senhor Jesus nos deixou muitos ensinos, entre os quais, boa parte trata do discipulado. Um deles se encontra no Evangelho de João 13.35. Aproximando a sua crucificação, depois de ter dado uma lição de humildade para os discípulos (Jo 13.1-17), depois de Judas ter saído da ceia para lhe trair (Jo 13.21-30), Jesus ensina aos seus discípulos acerca de um tema tão importante: O amor ao outro.

Jesus mostra que o amor é uma das marcas do verdadeiro discípulo: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: Se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:34-35). Esse ensinamento é de grande importância para todos nós. Pois Jesus nos mostra uma forma de reconhecer se somos discípulos dele. E reconhecemos isso quando amamos aos outros.

O amor que devemos ter pelos outros não é apenas um sentimento, mas deve ser sem medidas e sacrificial assim como Jesus: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (Jo 13.34). E como ele nos amou?

Em primeiro lugar Jesus nos ama com um amor imensurável. Ao falar sobre a nossa união com ele usando a figura da figueira e os ramos ele mostra a forma que ele nos amou: “Como o Pai me amou, também eu vos amei…” (Jo 15.9a). E como foi o amor de Deus por Cristo? Foi e é um amor imensurável, não conseguimos medir, é dessa forma que Cristo nos ama e é assim que devemos amar aos outros: com amor sem medidas.

Em segundo lugar Jesus nos ama com amor sacrificial. Ele demonstra isso morrendo em nosso favor: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a vida em favor dos seus amigos” (Jo 15.13). Esse é o amor que o discípulo deve ter: se sacrificar por alguém, sacrificar os seus interesses pelos interesses do outro. Um amor que não é apenas de boca e de palavra, mas de fato e de verdade (1Jo 3.18).

Seja um discípulo e ame o seu próximo fazendo dele um discípulo. Cuide verdadeiramente, seja instrumento de amor, consolo, conforto, paz, alegria e transformação nas mãos do redentor e na vida daqueles a quem ele escolheu. Ame, pois assim conhecereis que sois verdadeiros discípulos de Cristo. Pois o verdadeiro discípulo ama.

Rev. Júnior Gomes de Jesus