O VERDADEIRO DISCÍPULO FAZ DISCÍPULOS: A OBEDIÊNCIA À GRANDE COMISSÃO

Mateus 28.18-20

18Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Mateus destaca as últimas palavras de Jesus antes da sua ascensão (Mt 28.18-20). Elas são importantes para entendermos a preocupação de Jesus quanto às missões.

O evangelista narra que Jesus apareceu ressuscitado aos onze discípulos e alguns duvidaram de Jesus (cf. Mateus 28.16). No texto paralelo de Marcos Jesus aproveita a oportunidade para censurá-los por causa da dureza de coração e da incredulidade (cf. Marcos 16.14). Esses problemas são perigosos na vida do discípulo que foi chamado para fazer discípulos.

Além disso, o evangelista narra as palavras de Jesus acerca da sua autoridade soberana, nos céus e na terra e com base nessa autoridade ele comissiona os discípulos para participar da missão de Deus. Christopher Wright, estudioso em Antigo Testamento e missões, diz que missão é: “Nossa participação comprometida como povo de Deus, a convite e ordem de Deus, na própria missão de Deus dentro da história do mundo para a redenção da criação de Deus”. Como cristãos, temos um grande privilégio e uma enorme responsabilidade, que é participar da missão do próprio Deus.

Nós fomos chamados por Deus, em primeiro lugar para sermos discípulos de Jesus; e, em segundo lugar, para proclamar a mensagem do evangelho, a boa notícia de que Cristo Jesus, o Filho de Deus, veio a esse mundo, assumiu a nossa natureza, sofreu, morreu, mas ressuscitou e agora está à destra do Pai nas alturas. Essa mensagem precisa ser pregada para que as pessoas creiam. Existe duas reações à pregação do evangelho: A fé e a incredulidade. Quem crer na pregação do evangelho desfrutará da salvação eterna, mas quem não crer sofrerá a condenação em toda a sua contínua e miserável existência no inferno. Mas não precisamos temer anunciar o evangelho, pois essa missão foi dada por Jesus, aquele que tem toda autoridade, tanto no céu quanto na terra e ele mesmo estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mateus 28.18,20).

Diante dessas verdades, podemos tirar algumas lições:

  1. Creia na ressurreição. Não permita que essa verdade seja apenas uma questão teórica, mas esteja certo de que Jesus ressuscitou ao terceiro dia, e somente com base nisso podemos ter esperança de que nós também ressuscitaremos (1Co 6.14; 15.20);
  2. Pregue o evangelho da salvação. As pessoas só crerão se a palavra for pregada, e você é um instrumento de Deus nessa função (Rm 10.17). Deus te chamou para ser uma testemunha de Cristo onde quer que você esteja;
  3. Seja comprometido. Lembre-se que você foi convidado e ordenado por Deus para fazer parte de sua missão (Mt 28.18; Mc16.15; At 1.8). Você é privilegiado e responsável, portanto, seja obediente ao chamado;
  4. Por último, lembre-se que o seu papel é comunicar o evangelho com precisão, mas quem levará as pessoas a crerem é o Espírito Santo de Deus (Jo 16.8; At 16.14). O apóstolo Paulo resume bem essa verdade quando diz acerca do seu trabalho de evangelização entre os coríntios: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus” (1Co 3.6).

Rev. Júnior Gomes de Jesus