O VERDADEIRO DISCSÍPULO CARREGA A SUA CRUZ: A IMPORTÂNCIA DA AUTONEGAÇÃO A FAVOR DO REINO

MARCOS 8.34-9.1

Uma das maiores prioridades do ministério de Cristo foi o discipulado. Ele foi o Mestre que chamou os seus discípulos (Mc 1.16,20; 2.13; 3.13-19), ele os treinou e os habilitou para que fossem por todo o mundo fazendo discípulos de todas as nações (Mt 28.18-20). Nesse processo, a intenção de Jesus era formar pessoas mais parecidas consigo. De fato, essa é a ideia do discipulado, nos tornar cada vez mais parecidos com o Salvador (Mt 10.25; 1Co 11.1; Rm 8.29; Ef 4.11-1; 2Co 3.18). Com isso, o Senhor nos ensinou verdades que nos guiarão. Em Marcos 8.34-9.1, ele nos ensina o caminho do discipulado.

Ele mostra que o caminho do discipulado é marcado por autonegação (v.34b). Nos negar é colocar a vontade de Deus acima da nossa, é priorizar os planos de Deus revelados na Escritura. Dentro dessa perspectiva, precisamos pedir sabedoria a Deus para entendermos que os planos dele são maiores que os nossos (Is 55.8-9), e que os nossos precisam ser construídos e desenvolvidos debaixo da orientação e para a glória dEle (Pv 16.1; 1Co 10.31; Rm 11.33-36). Podemos dizer, desta forma, que o caminho da autonegação é o caminho da obediência e amor, e isso deve transbordar a vida do discípulo.

Podemos ver também, que o caminho do discipulado é de sofrimento e morte. No processo do discipulado, os cristãos precisam estar dispostos a sofrer e a morrer pela causa de Cristo (v.34b,35). Os sofrimentos aqui referidos são aqueles em consequência da nossa fidelidade a Cristo. No entanto, eles não se comparam com a glória que será revelada em nós (Rm 8.18). Portanto, quem morre por Cristo viverá na glória eterna, mas quem vive nesse mundo sem Cristo morrerá e sofrerá por toda eternidade (v.35-37).

E por último, vemos que o caminho do discipulado é marcado por fidelidade (v.38-9.1). Essa ideia está profundamente ligada às anteriores. O discípulo tem que negar-se e se manter fiel a Cristo. Nesse caminho de fidelidade, ele pode perder a vida; mas em todo caso é muito melhor servir a Deus do que aos homens (At 5.29), é imprescindível que sejamos fiéis até a morte na certeza de que receberemos a coroa da vida (Ap 2.10). Ser fiel no nosso comportamento, anunciando e vivendo o evangelho de Cristo.

Essas verdades são muito importantes para nós. Precisamos tê-las bem fixadas em nosso coração praticando-as em todo o tempo sob o poder capacitador do Espírito Santo de Deus. Vivamos para Deus em Cristo, priorizando-o o tempo inteiro e testemunhando o seu evangelho com fidelidade sem nunca nos envergonhar, mesmo que isso cause sofrimento e morte. Pois certos estamos de que ele não nos rejeitará e nos conduzirá para os novos céus e a nova terra (Ap 21.1-4).

 Rev. Júnior Gomes de Jesus