Misericórdia é ação!

“Felizes os misericordiosos, pois serão tratados com misericórdia”. (Mateus 5:7 – NVT)

“Tenha misericórdia”! Você já ouviu ou usou essa expressão? Misericórdia é uma palavra conhecida, usada com frequência para expressar dó ou pena de alguém. É possível que a misericórdia seja confundida com um sentimento de pesar pela situação em que outra pessoa se encontra, em circunstâncias que até dá aquele aperto no coração! É claro que misericórdia envolve um sentimento em relação ao outro. Contudo, não é somente isso.

Em certa ocasião o Senhor Jesus contou a conhecida parábola do bom samaritano (Lc 10.25-37). Nessa parábola vemos a falta de atitude do sacerdote e do levita para com o necessitado. Ambos foram indiferentes em relação às necessidades dele. Eles foram egoístas, individualistas e não tiveram compaixão. Não é verdade que a indiferença é uma característica muito presente hoje em dia?

Por outro lado, o samaritano demonstrou ser misericordioso. Como? Não permaneceu indiferente, mas fez alguma coisa! Misericórdia não é apenas emoção, mas também ação em relação ao necessitado. É bom lembrar que necessitado não é somente quem vive em miséria material, embora também possa ser. Existem muitos tipos de necessitados, mas principalmente os pobres de espírito, que reconhecem que precisam de Deus e de salvação. Que não sejamos indiferentes, mas sim misericordiosos, não deixando de falar do evangelho a quem ainda não conhece, para que sejam supridos com o que mais precisam!

Rev. Timóteo Klein Cardoso

CategoryDevocional