O Êxodo do Egito

“E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés, seu servo.”
Êxodo 14:31

Uma das principais metáforas da salvação nas Escrituras é a libertação de um inimigo. Isto é especialmente verdadeiro no êxodo dos israelitas do Egito, aquele ato de redenção divina pela qual Deus resgatou Seu povo da escravidão.

A salvação de Israel do faraó e seu exército foi finalmente realizada na travessia do Mar Vermelho, um evento descrito em Êxodo 14. Nesse relato, aprendemos várias coisas sobre a maneira como o Senhor trabalha. Primeiro, o fato de Deus ter o prazer de fazer coisas que talvez não esperamos, a fim de promover Seus propósitos. Nos versículos 1–4, o Senhor instrui Moisés a fazer Seu Povo dar uma “volta errada” e confundir os egípcios a pensar que os israelitas estão perdidos e confusos. Em vez de Israel fazer o caminho mais direto para fora do Egito, Ele fez o povo seguir outro caminho, o que certamente teria sido difícil para os israelitas entenderem. Mas, como vemos no versículo 4, o propósito de Deus em salvar as pessoas não é apenas para seu benefício, mas para Sua glória, e no caso do êxodo, fazer com que as pessoas se voltem e sigam outro caminho foi o meio pelo qual ele obteria maior glória sobre o faraó. Quando acontecem coisas que não entendemos ou Deus nos chama para fazer o que nos confunde, podemos ter certeza de que é para a Sua glória.

Como esperado, os planos do Senhor funcionam perfeitamente e o Faraó interpreta mal a curva errada de Israel como um sinal de que ele pode recuperar os escravos que acabaram de escapar de seu alcance (vv. 5-9). Isso coloca os israelitas em uma posição precária. Com o exército egípcio os perseguindo e alcançando, eles agora estão face a face com a morte certa. Então eles clamam a Deus, que é sempre a decisão certa em tempos de angústia (vv. 10–14; Jonas 2). Preso entre o mar e o império mais poderoso do planeta (Êx 14: 9), Israel não tem mais ninguém em quem confiar, exceto o próprio Criador.

É exatamente assim que Deus queria que Seu povo pudesse aprender uma lição vital – que a salvação é somente dele. Sob Sua direção, Moisés levanta seu cajado, o mar se separa durante toda a noite, os israelitas passam por ele com segurança e os egípcios se afogam (vv. 15–31), ilustrando os dois lados da redenção do Senhor: a salvação de Seu povo e julgamento sobre seus inimigos. Por nós mesmos, não podemos derrotar os cruéis senhores do pecado, Satanás e seus servos. Somente Deus pode nos salvar.

Coram Deo

A salvação é um presente totalmente do Senhor do começo ao fim. Ele realiza nossa redenção na cruz e nos dá fé para nos apropriarmos dessa redenção. Pode ser fácil esquecer essa verdade, mas devemos sempre ter certeza de que somente Sua obra pode nos redimir. Vamos nos apegar a essa verdade e lembrar que é isso que diferencia o cristianismo bíblico de todas as outras religiões.

 

Fonte: Ligonier Ministries

CategoryDevocional