A importância da ressurreição

A ressurreição de Cristo é o coroamento de seu ministério terre­ no. Ela é repleta de significado para o ministério de Cristo e, consequentemente, para a vida da Igreja, que é seu Corpo. Sem a ressurreição a obra de Cristo seria nula, a Igreja não existiria, não haveria salvação, estaríamos todos perdidos para sempre! “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos…” (1Co 15.20); esta é a fé da Igreja; é nossa certeza. Por isso, algumas implicações doutrinárias e práticas.

A certeza da ressurreição de Cristo está alicerçada em seu coração? (Rm 10.9-10). “Declaramos positivamente que ninguém tem feito nenhum progresso na escola de Cristo, a menos que espere rejubilante o dia de sua morte e ressurreição final” (Calvino).

A ressurreição de Cristo é o selo que garante nossa salvação e ressurreição para a vida eterna (At 26.23; 1Co 15.20, 23).

O Cristianismo é uma religião de ressurreição; a ressurreição é o ponto de convergência de nossa fé; negar a veracidade histórica da ressurreição de Cristo significa tirar toda a razão de ser histórica e transcendente do Cristianismo. Sem a ressurreição de Cristo é vã nossa fé, vã nossa pregação, vã nossa esperança, vã nossa vida… A ressurreição de Cristo dá sentido à nossa vida e morte, fé e esperança (1Co 15.12-16, 32). A conclusão da argumentação de Paulo é: “Se Jesus não ressuscitou, os crentes não têm esperança da ressurreição e podem apelar para as filosofias hedonistas da vida” (Habermas).

A ressurreição de Cristo indica de forma definitiva sua filiação divina (Rm 1.4).

“A fé dos cristãos não é louvável porque eles creem no Cristo que morreu, mas no Cristo que ressuscitou. Pois também o pagão acredita que ele morreu e te acusa como de um crime teres acreditado num morto. Que tens, portanto, de louvável? Teres acreditado que Cristo ressuscitou e esperar que hás de ressuscitar por Cristo. Nisto consiste uma fé louvável. ‘Se confessares com tua boca que Jesus é Senhor e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo’ (Rm 10.9). Esta é a fé dos cristãos”(Agostinho).

A certeza da presença do Cristo vivo em nosso meio deve ser um estímulo a uma vida consagrada a Deus (Rm 6.8-7.6).

“Sem a ressurreição não podemos consolar-nos de nenhuma maneira; todos os argumentos possíveis serão insuficientes para alegrar-nos” (Calvino).

– Hermisten Maia Pereira da Costa, Eu Creio (Adaptado)