O papel de Estevão

Para muitas pessoas, o que mais interessa em Estêvão é que ele foi o primeiro mártir cristão. Porém, a preocupação principal de Lucas está em outro ponto. Ele enfatiza o papel vital que Estêvão representa no desenvolvimento da missão cristã através de seu ensino e sua morte.

O ensino de Estêvão, considerado “blasfêmia” contra o templo e a lei, consistia em que Jesus (como ele mesmo havia afirmado) era o cumprimento de ambos. Já no Antigo Testamento, Deus estava atado ao seu povo, onde quer que estivesse, e não a edifícios. Da mesma forma, Jesus está pronto para acompanhar o seu povo onde quer que seja. Logo depois, quando Paulo e Barnabé partirem para o desconhecido em sua primeira viagem missionária, eles vão descobrir (como Abraão, José e Moisés antes deles) que Deus está com eles. E é exatamente isso que relatam ao voltar (14:27; 15:12). De fato, essa certeza é indispensável para a missão. Mudanças são dolorosas para todos nós, especialmente quando afetam nossos tão queridos edifícios e costumes, e não devemos procurar mudanças apenas para mudar. Mas o verdadeiro radicalismo cristão está aberto a mudanças. Ele sabe que Deus mesmo se atou à sua igreja (prometendo que ele nunca a deixará) e à sua palavra (prometendo que ela nunca perecerá). Mas a igreja de Deus é um povo, não edifícios; e a palavra de Deus são as Escrituras, não as tradições. Enquanto esses fundamentos forem preservados, os edifícios e as tradições podem continuar, se necessário. Não podemos permitir que eles prendam o Deus vivo ou impeçam a sua missão no mundo.

O martírio de Estêvão complementou a influência de seu ensino. Ele não só impressionou profundamente a Saulo de Tarso, contribuindo para a sua conversão, levando-o a se tomar apóstolo dos gentios, mas também ocasionou “uma grande perseguição”, que provocou a dispersão dos discípulos “pelas regiões da Judéia e Samaria” (8:1b).

A igreja ficou abalada, até mesmo aturdida com o martírio de Estêvão e com a oposição violenta que se seguiu. Mas, olhando adiante, podemos ver como a providência de Deus usou o testemunho de Estêvão, em palavras e em obras, na vida e na morte, para promover a missão da igreja.

– John Stott, A mensagem de Atos (Adaptado)