A instituição da Igreja e a salvação

Em Atos 2 Deus está dando início à Igreja Cristã. Deus estava continuando, estava agindo neles e por meio deles. Os homens e as mulheres, em sua cegueira e em seu pecado, têm feito o máximo que podem para arruinar a Igreja Cristã. Se ela fosse criação nossa, teria deixado de existir há muito tempo, como muitas outras instituições. As pessoas entendem mal as coisas; elas agem mal, pegaram o erro, e por isso a Igreja teria morrido. Daí, por que será que a Igreja continua existindo. Há só uma resposta: Deus vem em avivamento. Deus torna a enviar o seu Espírito. Vejam a Reforma Protestante. Deus, como enviara Sua Palavra a João Batista, enviou-a a Martinho Lutero, e quando Deus envia sua Palavra, ainda que somente a um homem, e lhe dá grande poder, ele pode transtornar uma igreja grande com quinze séculos de tradição em seu passado.

Deus, o Deus vivo e ativo, enviou o vento veemente e impetuoso. Por que o faz? Para a salvação. “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (At 2.21). Toda pessoa precisa ser salva, por mais importante, por mais ilustre que seja. Todos nós somos pecadores. Todos nós somos pecadores. A ira de Deus está sobre todos nós.

Oh, não há esperança na humanidade; a única esperança é que Deus existe e que ele é o Deus que desce até nós, o Deus que oferece salvação. Ele enviou seu Filho ao mundo, enviou-o até à cruz para morrer, para seu corpo ser partido, seu sangue derramado, para que “todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

– Martyn Lloyd-Jones, Cristianismo Autêntico, p. 43-45

CategoryDevocional, Pastoral