A mensagem da Igreja ao mundo

O Senhor Jesus Cristo era o tema da pregação da Igreja Primitiva. Ele é o tema do Evangelho de Lucas. Ele é o tema de Atos dos Apóstolos. É isso que tragicamente foi esquecido na época atual. “O que nos falta”, dizem as pessoas, “é a aplicação do seu ensino”. Não. Não! O que vocês precisam é conhecê-lo e entrar em relação com ele. Não se começa por seu ensino – começa-se por ele. Esta é a mensagem: “Tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar”. O nosso Senhor disse aos seus discípulos: “Ser-me-eis testemunhas” (At 1.8). Ele estava enviando estes homens para pregarem. Disse ele: vocês não vão simplesmente pregar o meu ensino. Vocês vão pregar ao meu respeito.

E, ao lerem este livro de Atos, vocês verão que os discípulos do nosso Senhor sempre pregavam “Jesus e a ressurreição” (At 17.18). Eles iam ter com as pessoas e lhes falavam sobre esta Pessoa. Nisso consistia todo o ensino deles. Vocês nunca os verão partir de situações políticas ou sociais. Eles diziam: escutem, temos algo para dizer-lhes sobre uma pessoa cujo nome é Jesus.

E o que é que os discípulos diziam a respeito dele? Bem, os fatos são da máxima importância. No evangelho, Lucas oferecera fatos, e aqui, em Atos ele torna a oferecer fatos. Entretanto ele não pára nisso; preocupa-se igualmente com o sentido e com a relevância desses fatos. E os explica. Ele não escreve somente sobre o que Jesus fez, mas também sobre o que Jesus ensinou. As duas coisas sempre devem andar juntas: os atos do nosso Senhor e o seu ensino.

– Martyn Lloyd-Jones

CategoryDevocional, Pastoral