Por que estudar Juízes?

Na última quarta-feira começamos a estudar o livro de Juízes. Todos os estudos que fazemos devem considerar o tempo em que vivemos e nossa vida diária. Qual seria a importância desse estudo para os nossos dias?

A resposta é que o tempo em que vivemos tem muitas semelhanças ao tempo do livro de Juízes. “Vivemos e trabalhamos em meio a uma grande variedade de deuses – não apenas deuses de outras religiões, mas também os deuses da riqueza, da celebridade, do prazer, da ideologia, da realização. A época em que vivemos pode ser descrita pela frase que resume o livro de Juízes: ‘Cada um fazia o que parecia certo a seus próprios olhos’ ” (Jz 21.25 – Juízes para você, Timothy Keller, p. 9).

Devemos sempre lembrar que vivemos em um ambiente de pluralismo espiritual, onde há pessoas que procuram viver piedosamente diante de Deus e também há os ímpios que não se preocupam com isso. Por isso, precisamos escolher diariamente entre seguir a Deus como Senhor e seguir as preferências e tendências de nossa época. Isso acontece com cada área de nossa vida: familiar, profissional, acadêmica, social, cultural e até mesmo na igreja.

Começamos a estudar Juízes porque precisamos aprender a fazer escolhas que sejam boas aos olhos de Deus, não aos nossos. Venha estudar conosco!

Lic. Timóteo Klein Cardoso