O que você espera da Igreja?

Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno anda! (At 3.6)

Vocês estão procurando a Igreja pelo motivo certo? Que é que vocês esperam da Igreja neste conturbado estado em que se encontra o mundo? O que a Igreja pode fazer? Pedro diz: “Não tenha prata nem ouro; mas” – graças a Deus por este bendito mas – “o que tenho isso te dou”. Essa é a comissão da Igreja: “O que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”.

A Igreja não existe para falar de política, para tocar música, para fazer dissertações filosóficas, para produzir arte, ou para prover melhoramento social ou tratamento psicológico. Será que vocês vão à igreja simplesmente para terem alívio temporário, para esquecerem dos seus problemas e sentirem-se mais felizes por alguns momentos? Deus tenha misericórdia de vocês, se é isso que fazem! Não, o dever da Igreja é dar o devido tratamento ao real problema dos homens e das mulheres; não dar esmola e sim oferecer cura para a paralisia.

A Igreja é perita em alma e o problema do ser humano é o pecado! Essa é a mensagem única e singular da Igreja, e é isso que a diferencia de todas as outras instituições.

A Igreja existe para dizer o que é necessário para que o ser humano seja redimido e posto em comunhão com Deus; como você pode ser posto firme sobre os seus pés, como a paralisia pode ser curada. A Igreja não dá esmola, mas sim cura – cura radical e completa!

– Martyn Lloyd-Jones, Cristianismo Autêntico (adaptado)

CategoryDevocional, Pastoral