O pecado e a disciplina na igreja

Na história de Ananias e Safira houve severidade extrema do juízo de Deus? Há pelo menos duas valiosas lições a aprender.

Em primeiro lugar, sobre a gravidade do pecado. Pedro enfatizou isso ao repetir que a mentira não foi dirigida primeiramente a ele, mas ao Espírito Santo. E Deus odeia a hipocrisia. Lucas relatou as denúncias de Jesus contra ela, e sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo ser imperdoável (Lc 12:10). Mas Ananias e Safira também pecaram contra a igreja. A falsidade acaba com a comunhão. Se a hipocrisia de Ananias e Safira não tivesse sido exposta e castigada publicamente, o ideal cristão de uma comunhão aberta não teria sido preservado, e a afirmação atual: “existem tantos hipócritas dentro da igreja” teria sido ouvida desde o início.

Em segundo lugar, aprendemos sobre a necessidade da disciplina na igreja. A igreja tem oscilado entre a severidade (disciplinando por ofensas triviais) e a permissividade (não aplicando a disciplina, mesmo em ofensas sérias). Uma boa regra é tratar secretamente os pecados secretos, particularmente os pecados particulares, e publicamente os pecados públicos. As igrejas também são sábias quando seguem os estágios ensinados por Jesus. Normalmente, o culpado se arrepende antes que do último estágio da excomunhão. Mas quando uma pessoa não se arrepende de ofensas sérias e que se tomaram um escândalo público, o caso deve ser julgado. Por isso, é coerente que a participação na ceia do Senhor seja condicionada. Pois, embora a mesa do Senhor esteja aberta aos pecadores (quem, a não ser eles, precisa ou deseja participar dela?), ela só está aberta para os pecadores arrependidos.

Se a primeira tática do diabo era destruir a igreja através da violência externa, a segunda é destruí-la através da falsidade interna. Ele não desistiu de tentar, seja pela hipocrisia dos que confessam, mas não praticam, ou pela dureza dos corações daqueles que pecam, mas não se arrependem. A igreja precisa permanecer vigilante!

– John Stott, A Mensagem de Atos (adaptado)

CategoryDevocional, Pastoral