Integridade: o caminho perfeito

Mesmo em meio a incompreensões e frustrações, Deus deseja a integridade, a totalidade de nosso coração naquilo que fazemos. Os nossos atos devem ser um reflexo daquilo que somos no Senhor. Deus, instruindo o povo de Israel quanto às ameaças e tentações vindouras na terra para onde iriam, exige de Israel integridade: “Perfeito serás para com o Senhor, teu Deus” (Dt 18.13).

O desafio de Josué quando se despede do povo de Israel é no sentido de que, renovando a aliança, servisse a Deus com integridade e fidelidade: “Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor” (Js 24.14).

O caminho para sermos íntegros – inteiros e não fragmentados – é buscar a instrução na Palavra perfeita do Senhor. Devemos buscar o caminho da perfeição. Davi relata o seu sincero projeto de reinado: obediência a Deus. Em outras palavras, seguir com discernimento e integridade o perfeito caminho do Senhor: “Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero” (Sl 101.2).

A vida cristã envolve necessária e essencialmente integridade. Integridade significa busca da verdade, compreensão da vida. Nenhum de nós é absolutamente íntegro. Contudo, é impossível ser cristão sem esta busca de todo coração.

– Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa