Deus planejou a cruz

Em seu sermão, Pedro, referindo-se à morte do nosso Senhor, disse: “A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e pré-conhecimento de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos”. Notem as palavras “pelo determinado conselho e pré-conhecimento de Deus”. É disso que trata a mensagem cristã. Ela nos diz que a morte de Cristo na cruz não foi um acidente, que em última análise era parte do plano e propósito de Deus. O grande e eterno Deus, que revelou seu plano há centenas de anos, está efetuando o seu plano, e, como parte dele, enviou seu Filho a este mundo e, sim, enviou-o à morte de cruz.

E o objetivo desse plano? Salvar. A parte final da citação de Joel diz: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Salvo do quê? Salvo da miséria eterna, que é a punição que todos nós merecemos mais que justamente de Deus, contra quem nos rebelamos e a quem temos ofendido. E somos salvos para um conhecimento positivo de Deus, para uma vida nova e mais completa, para uma vida de amplitude crescente, vida que leva à glória eterna. Esse é o plano de Deus, e é isso que foi revelado por meio dos profetas em todos aqueles séculos anteriores.

Deus enviaria um Salvador para ser entregue pelo determinado conselho e pré-conhecimento de Deus. Deus enviou seu Filho ao mundo para ele levar sobre si a culpa dos nossos pecados. Deus puniu os nossos pecados em seu Filho. Deus que planejou a cruz e ressuscitou seu Filho, pois era impossível que a morte o retivesse.

Essa é a mensagem cristã: todos precisamos ser libertados da culpa, da escravidão, do poder e do cativeiro do pecado, e que é unicamente Cristo que pode libertar-nos.

– Martyn Lloyd-Jones, Cristianismo Autêntico (adaptado)

CategoryDevocional, Pastoral